Gritos de Scarlett Johansson e músicas do AC/DC são usados para espantar lobos nos EUA
Uma estratégia inusitada vem sendo usada por fazendeiros e pesquisadores nos Estados Unidos para proteger o gado contra ataques de lobos cinzentos: drones com alto-falantes que tocam músicas do AC/DC, como “Thunderstruck” e “Back in Black”, e até trechos de diálogos intensos do filme “História de um Casamento”, com a voz de Scarlett Johansson. A tática, segundo os especialistas, tem surtido efeito imediato para dispersar os animais e evitar perdas.
Os ataques de lobos se intensificaram após o retorno da espécie ao território americano, a partir de 1995. Só na Califórnia, foram registradas 27 mortes de bezerros em março e abril deste ano. O uso de drones tocando rock e com gritos de mulher enfurecida reduziu drasticamente os ataques na região da Bacia de Klamath, no Oregon, de uma ocorrência a cada dois dias para menos de uma por mês. “Chegamos a interromper um ataque em andamento com o drone sonoro”, contou o pesquisador Dustin Ranglack, do Departamento de Agricultura dos EUA (via The Independent).
Apesar do sucesso parcial da iniciativa, o embate entre a proteção do gado e a preservação dos lobos continua acirrando debates. Grupos de conservação alertam que a espécie ainda corre risco, especialmente diante de medidas que retiram proteções legais. Em 2021, por exemplo, caçadores no estado de Wisconsin mataram 218 lobos em apenas três dias após a suspensão das regras federais.
Mas enquanto o futuro da espécie segue indefinido, uma coisa é certa: poucos sons são mais eficazes para intimidar do que a abertura estrondosa de “Thunderstruck”. E se a voz da Scarlett Johansson em plena crise conjugal também ajuda… por que não usar?