
Contos de infância, sarcasmo e poesia:Vitor Miranda lança novo livro em Registro
O escritor Vitor Miranda, conhecido por seu estilo sarcástico e sensível, lança seu novo livro de contos “Os ratos vão para o céu?” no dia 24 de maio, às 18h, durante o Sarau do Mercado, em Registro-SP. O evento será realizado na Praça Beira Rio, Rua João Batista Pocci Júnior, nº 01.
A programação contará com uma roda de conversa mediada pelo educador Zeca Alencar e pela poeta e psicóloga Miê Liriá, seguida de microfone aberto para quem quiser compartilhar poesias, textos e músicas.
Na nova obra, Vitor explora as descobertas da infância por meio de contos que transitam entre o fantástico e o cruel, sempre permeados pelo sarcasmo característico de sua escrita e pela cadência poética que marca sua prosa. Os textos misturam lirismo com diálogos cotidianos, abordando de forma crua e comovente a complexidade de crescer.
O livro conta com textos de apresentação assinados pelos escritores Aramyz e Xico Sá. Em uma das falas mais marcantes, Xico resume a proposta do autor: “Os pesadelos crescem e ficam adultos. Eles ainda estão aqui, junto com ratos, medos, interrogações e a crônica da realidade punk.”
Já Aramyz destaca a conexão afetiva e social com as infâncias retratadas: “Essas crianças pra quem ele dá voz, conheço todas. Sou eu, meus sobrinhos, as crianças que foram criança junto comigo, as crianças que estão nas conduções, nos lugares por onde a gente passa. São as crianças que moram na minha rua, as crianças que sofrem abusos e têm medo de falar.”
Vitor Miranda é o idealizador do Movimento Neomarginal, que reúne artistas de diferentes partes do Brasil com uma proposta literária provocadora e engajada. O grupo tem ganhado destaque desde sua participação no festival internacional Flipoços, onde apresentou sua estética literária marginal, potente e poética.
Além da literatura, Vitor também integra a Banda da Portaria, projeto musical e poético nascido do seu livro Poemas de amor deixados na portaria.
Fonte: Registro Portal da Cidade