Rotas de Memória: projeto fortalece turismo comunitário

Nos meses de outubro e novembro o Sesc São Paulo realiza no Vale do Ribeira o projeto Rotas de Memória e Turismo de Base Comunitária, uma ação que busca fortalecer o protagonismo e as identidades culturais das comunidades tradicionais do território, contribuir com a preservação do patrimônio cultural regional e fomentar a ampliação de alternativas sustentáveis de geração de renda na região.


Serão realizados cursos de formação, rodas de conversa, oficinas de cartografia da memória e bioconstrução, visitação a comunidades que integram roteiros turísticos, além de mapeamento de experiências, de práticas culturais tradicionais e de iniciativas de Turismo de Base Comunitária na região. As atividades são direcionadas a indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, caboclos, mestras e mestres da cultura, artesãs e artesãos, monitores ambientais, pessoas envolvidas nas áreas da cultura e da história regional, grupos ou coletivos já atuantes ou interessados em promover o turismo em suas localidades.


Como parte do “Sesc Raízes - Territórios de Memória e Patrimônio Cultural”, projeto nacional que articula ações diversas e singulares em cada estado do Brasil, a proposta que será realizada pelo Sesc Registro no Vale do Ribeira convida a processos educativos com foco nas territorialidades, a partir de valores afro-ameríndios, dialogando sobre patrimônio cultural, memória social, planejamento, produção, gestão e roteirização em Turismo de Base Comunitária. Estas ações foram concebidas a partir da demanda por maior visibilidade, valorização e qualificação do trabalho das comunidades no campo do turismo regional.


“Ao fortalecer a atuação em rede, em âmbito nacional, através do projeto Sesc Raízes, o Sesc busca reforçar a importância da salvaguarda e da preservação do patrimônio cultural como indutor da economia da cultura, cujos impactos são diretamente proporcionais, na geração de oportunidades de emprego e renda, movimentando o turismo cultural e o comércio; no reconhecimento, respeito e valorização da diversidade sociocultural brasileira; nas conexões e diálogos intergeracionais, interculturais e comunitários; e na democratização do acesso aos bens culturais pelo país”, destacam Ana Carolina Vieira e Ana Caroline Araújo, analistas da Gerência de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.


Para o Sesc São Paulo, o Turismo de Base Comunitária propõe práticas enraizadas nos territórios, voltadas para a coletividade, com autogestão, geração de renda, valorização das referências culturais comunitárias e proteção de territórios e das culturas de povos originários, tradicionais e populações com identidades diversas que habitam cada região. Fomentar ações de formação neste campo é parte do reconhecimento da diversidade sociocultural brasileira, possibilitando o apoio ao fortalecimento de territórios e uma atuação educativa pelo turismo.


Turismo com e a partir das comunidades


Com uma das maiores áreas preservadas de Mata Atlântica do país e abrangendo o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, o Vale do Ribeira é reconhecido como um importante Patrimônio Natural e Cultural do estado de São Paulo. Além da expressiva biodiversidade, possui uma alta diversidade cultural, devido às diferentes comunidades e povos tradicionais que habitam a região. Com suas tecnologias de construção e de produção, ligadas às manifestações culturais e às relações que mantêm com o ambiente e seus recursos, estas comunidades vêm contribuindo, ao longo de séculos, para manter vivo o imenso e precioso mosaico natural e cultural que compõe o território.


Praticado há décadas no Vale do Ribeira por comunidades como os Quilombos Ivaporunduva (Eldorado) e Mandira (Cananéia), além de grupos caiçaras da Ilha do Cardoso (Cananéia), o Turismo de Base Comunitária (TBC) tem se consolidado como uma estratégia de desenvolvimento territorial com participação direta das populações locais. Nesse modelo, as comunidades assumem a gestão das atividades turísticas, o que permite ao visitante acessar informações sobre os territórios, suas histórias e dinâmicas socioculturais. O projeto propõe ampliar os espaços de diálogo, formação e articulação entre comunidades e demais agentes do turismo regional, com o objetivo de fortalecer a organização local e apoiar a inserção de novos grupos na atividade de forma planejada.


Cursos na Fábrica de Cultura de Iguape e no Quilombo Ivaporunduva


Na programação destacam-se os cursos Territorialidades e Valores Afro-ameríndios: Desenvolvimento e Planejamento do Turismo de Base Comunitária no Vale do Ribeira, que acontecem na Fábrica de Cultura da cidade de Iguape e no Quilombo Ivaporunduva, em Eldorado.


Tendo como base valores como ancestralidade, coletividade, oralidade, espiritualidade, circularidade e integração com a natureza, a formação vai abordar os principais conceitos e práticas em torno do Turismo de Base Comunitária, incluindo a gestão de experiências turísticas, abordando etapas como produção, logística, hospitalidade, comercialização e comunicação. As formações serão ministradas por Cláudia Santos, turismóloga, doutoranda e mestra em Planejamento em Gestão do Território; e Alessandra Ribeiro, historiadora, mestra e doutora em Urbanismo. No Ivaporunduva, também serão feitas apresentações sobre o tema por lideranças da comunidade, pioneira no Turismo de Base Comunitária no Vale do Ribeira.


Encontros com mestres e mestras da região para mapeamento de experiências


Paralelamente aos cursos acontecem as visitas a comunidades e grupos dos municípios de Cananeia, Ilha Comprida, Iguape, Apiaí, Iporanga e Eldorado para realização de um mapeamento de experiências em turismo e práticas culturais tradicionais, envolvendo lideranças comunitárias, mestres e mestras, artesãos e artesãs e demais agentes da cadeia do turismo. O processo será sistematizado em um relatório, com a descrição do mapeamento bem como das potencialidades e desafios identificados.


O mapeamento terá a mediação do turismólogo Júnior dos Santos, especialista em Arqueologia Social Inclusiva e diretor do programa de Geração de Renda Familiar da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri (Nova Olinda/Ceará) e da educadora caiçara, artista e guia de turismo Alyson da Costa, atuante há mais de 30 anos nas áreas de ecoturismo, culturas tradicionais e educação ambiental no Vale do Ribeira.


Oficinas de Cartografia de Memória e Bioconstrução no Quilombo São Pedro


No Quilombo São Pedro, em Eldorado, serão realizadas as oficinas Cartografia de Memória e Bioconstrução, destacando as experiências da comunidade no uso de técnicas construtivas com terra, madeira, palha e fibras naturais. Mestres e mestras locais que, ao longo de gerações vêm transmitindo seus saberes associados à bioconstrução, participam ao lado da arquiteta e professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Registro, Akemi Hijioka, que pesquisa e trabalha com construção sustentável e melhorias de técnicas construtivas com madeira e terra.


Partindo das demandas e experiências do quilombo e após o diálogo sobre as vantagens, desafios e potenciais de cada técnica tradicional - como adobe, taipa de mão e pau-a-pique - os participantes vão definir o formato e a técnica a ser empregada para elaborar, em conjunto, uma proposta arquitetônica de um espaço que promova a valorização da memória social da comunidade, seguindo os princípios da bioconstrução e do design ecológico. No encerramento das oficinas, o projeto coletivo da futura casa ou espaço de memória do quilombo São Pedro será apresentado em forma de uma maquete, criada pelos participantes junto com um plano básico de continuidade e de mobilização de recursos para viabilizar a construção do novo espaço.


Projeto Rotas de Memória e Turismo de Base Comunitária no Vale do Ribeira


Realização: Sesc São Paulo


Apoio: Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape e comunidades dos Quilombos Ivaporunduva e São Pedro


Ações:


Curso: “Territorialidades e Valores Afro-ameríndios: Desenvolvimento e Planejamento do Turismo de Base Comunitária no Vale do Ribeira”


Local: Fábrica de Cultura (Iguape): dias 04 e 05/10 e 11 e 12/10


Local: Quilombo Ivaporunduva (Eldorado): dias 18 e 19/10 e 01 e 02/11


Diagnóstico Participativo


Roteiro Cananéia, Ilha Comprida e Iguape: de 06 a 15/10


Roteiro Apiaí, Iporanga e Eldorado: de 17 a 24/11


Oficinas Cartografia de Memória e Bioconstrução


Local: Quilombo São Pedro (Eldorado): dias 08 e 09/11; 15 e 16/11 e 29 e 30/11.


Ações gratuitas e voltadas a indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhos, mestras e mestres da cultura, artesãs e artesãos, monitores ambientais, pessoas envolvidas nas áreas da cultura e da história regional.


Mais informações em: sescsp.org.br/registro

Fonte: Portal da Cidade Registro

Outras Notícias

Jovem presa injustamente por 6 anos morre de câncer dois meses após ser absolvida por júri no RS

Uma jovem que ficou presa injustamente por 6 anos morreu dois meses após ser absolvida pelo júri. Damaris Vitória Kre...

Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos em Belo Horizonte

Morreu, aos 73 anos, em Belo Horizonte, o cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música bras...

Golpes virtuais se profissionalizam e fazem 56 milhões de vítimas no Brasil

Eles estão em toda parte — por trás de uma tela, em um clique aparentemente inocente. Só nos últimos 12 meses, um em ...

Trump diz acreditar que dias de Maduro como presidente da Venezuela "estão contados"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que os dias de Nicolás Maduro como líder da Venezuela ...

95% dos mortos em megaoperação no RJ tinham ligação com facção criminosa, diz governo

O governo do Rio de Janeiro divulgou, na noite de domingo (2), o perfil de 115 dos 117 suspeitos mortos na megaoperaç...

Polícia confirma identidade de 115 suspeitos mortos em megaoperação no Rio; veja quem são

A Polícia Civil identificou 115 dos 117 suspeitos mortos na megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio d...

Jovem desaparece após cair de ponte sobre o Rio Ribeira de Iguape em Registro-SP

Na noite deste domingo (2), equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a uma ocorrência de afogamento...

Atletas de Ilha Comprida são campeões no Muscle Contest Santos Super Show

Representando Ilha Comprida e todo o Vale do Ribeira, os atletas Karina Tomoto e Luan Pires foram campeões no Muscle ...

Prefeitura de Cananéia abre processo seletivo com 16 vagas temporárias

A Prefeitura de Cananéia está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado nº 04/2025, que oferece 16...

MP Itinerante leva serviços gratuitos e cidadania plena a Cajati hoje

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 16h, a ação MP It...

Expositores do Vale fazem sucesso na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP

Empresas e artesãos do Vale do Ribeira comemoram os resultados da participação na Feira do Empreendedor 2025 do Sebra...

Argentina declara alerta máximo para brasileiros após megaoperação no Rio

A Argentina declarou alerta máximo nas fronteiras com o Brasil nesta quarta-feira (29), um dia após a megaoperação po...

TSE marca para terça (4) julgamento que pode cassar mandato de Cláudio Castro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento de um recurso apresentado pelo...

Equipes de Direitos Humanos vão ao IML do Rio de Janeiro

Equipe do Ministério dos Direitos Humanos irá nesta quinta-feira (30) ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janei...

Jovens de Cananéia vencem feira de ciência com mapa sensorial da cidade

O Ensino Medio de Cananéia foi destaque na 10' Feira de Ciências do Vale do Ribeira ([FECIVALE), realizada entre os d...

Halloween deve beneficiar cerca de 12,6 mil pequenos negócios no estado de São Paulo

Pesquisa do Sebrae-SP destaca que os pequenos negócios do Estado de São Paulo estão de olho nas comemorações do Hallo...

Sebrae-SP promove curso online com foco no aumento das vendas na Black Friday

Empreendedores e comerciantes do Vale do Ribeira que desejam impulsionar seus resultados em uma das datas mais import...

Matrículas e Rematrículas abertas na Rede Municipal de Ensino para 2026

A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que estão abertas as inscrições para ...

DER ativa mais 11 novos radares de fiscalização de velocidade em rodovias do Vale do Ribeira

O monitoramento de velocidade nas rodovias estaduais do Vale do Ribeira será intensificado a partir desta quarta-feir...

Moradores encontram mais de 60 corpos em mata e total de mortes em operação no Rio chega a 132

Moradores dos complexos do Alemão e da Penha encontraram mais de 60 corpos na área de mata da Vacaria, na Serra da Mi...